cabeçalho

Maquiagem Cabelo Literando Fotografia Wishilist Viagem Resenha Inspiração

menu

3 de dezembro de 2014

Conhecendo as unhas!

Oi princesas, como estão? Já em clima de natal? rs. Perdão pela falta de post, estou fazendo o máximo para postar todos os dias, mas a semana está sendo corrida, final de ano letivo, mas graças a Deus já está tudo ok. E gente, graças a Deus, acabaram as aulas, terceirão acabou e vou sentir muita saudade das minhas companheiras matinais. Ano que vem um novo ciclo se inicia. Mas hoje não vim aqui para falar disso, vim falar de unhasss, assunto que eu tanto amo. E hoje não vai ser tutorial, nada de art, rs.


Primeiro vamos conhecer nossa amada unha:




Borda livre é a parte da unha que nós cortamos, lixamos.
Corpo da unha é a unha em si, a parte que fica grudada na carne.
Lúnula é a "meia-lua" de tons mais claros que a unha, geralmente a do polegar (dedão, popularmente conhecido) é a maior e vai diminuindo em ordem decrescente. A lúnula nada mais é que um reflexo da queratinização produzida na matiz da unha.
Matriz da unha como dito acima é a parte que produz a queratina, portando é responsável pelo crescimento da unha.
Raiz da unha é uma parte da unha que fica escondida abaixo da dobra de pele cutânea.
Dobra de pele cutânea, cutícula ou cientificamente chamada de eponíquio, assim como foi dito é a camada de pele que esconde a raiz da unha, protegendo-a de infecções e lesões. Não é recomendada sua retirada em excesso. Uma dica, nunca cutilem a unha antes de colocar unhas artificiais (postiças, etc.), sempre após, para não causar infecções.


Bom, nossa unha assim como nossos cabelos é formada por escamas córneas, imperceptíveis, pois são aderidas umas as outras pela queratina. Então para ter uma unha bonita devemos ter uma boa queratinização. Base fortalecedora adianta?  Em partes, ela da a queratina para o corpo da unha, não para a matriz, então se não tiver uma boa alimentação, logo uma boa produção de queratina a base fortalecedora não vai adiantar em nada. E base com formol ? O formol produz a queratina, poréeeeem, o formol usado em excesso MATA a unha, tornando-a fraca, pois não há produção de queratina.
E então Gaby, o que indicaria?  Procura uma podóloga, podem ser inúmeras coisas. As vezes sua produção de queratina é boa, mas sua unha está com fungos, sua manicure não tira umas "pelinhas" que ficam abaixo da unha (porque ela não pode, só uma podóloga tem "autorização" para tal coisa). Então princesas, não saiam usando essas bases loucas com formol, cravo, alho, etc. Procure sempre um especialista e corrija os erros cometidos.

Uma outra dica boa, deixem sua unhas sem nenhum esmalte no mínimo um dia, para acelerar a produção de queratina, quanto mais tempo sem produtos, mais queratina é produzida.

Espero que gostem, qualquer dúvida, sugestão ou crítica só deixar ali em baixo nos comentários.
Beijinhos ;**  

6 comentários :

  1. Ameii essas dicas! Pois essa semana iniciei o projeto unhas compridas!
    Á anos rôo unhas e quero parar com isso!!
    Se tiver alguma dica pra me dar, peço que comente na publicação!
    http://www.kayanah.com.br/2014/12/projetounhascompridas-resultado-do.html

    Beijos, estou adorando seu blog!

    ResponderExcluir
  2. Own linda , amei as dicas , temos que ter um cuidado maior com as unhas *-*
    Beijos e ps. Você era linda loira , e fico pft ruiva *-*
    Beijos
    sorriaprincesinha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada xará, duas Gabys, hahaha!! Temos que cuidar muito bem delas :D

      Excluir
  3. Que informativo..
    Parabéns pelo post, tenho unhas fracas e entende-las é impotante.
    Gostei, muito legal
    Blog ArroJada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida! É muito importante saber, pra corrigir nossos erros e cuidar das nossas unhas. Unhas bonitas são sinal de saúde. rs

      Excluir